RS terá primeira oficina sobre elaboração de relatórios de sustentabilidade

RS terá primeira oficina sobre elaboração de relatórios de sustentabilidade

por Dra. Claudia Viviane Viegas -
Número de respostas: 0

Pela primeira vez no Rio Grande do Sul será oferecida a oportunidade de aprender e praticar conceitos e a metodologia da mais importante referência mundial na construção de Relatórios de Sustentabilidade: o modelo desenvolvido pela Global Reporting Initative (GRI), adotado por mais de 3 mil empresas no mundo e 80 no Brasil.


O workshop será realizado pela BSD Consulting, empresa brasileira acreditada internacionalmente pelo GRI para oferecer treinamento na metodologia.

O que são relatórios de sustentabilidade
São uma importante ferramenta de prestação de contas e transparência das organizações. O modelo para elaboração de relatório de sustentabilidade mais utilizado atualmente em todo o mundo é o desenvolvido pela GRI (Global Reporting Initiative). O processo de elaboração contempla o engajamento de stakeholders (partes interessadas), a avaliação de assuntos relevantes para a empresa, a definição de indicadores de desempenho e a comunicação.

Objetivo do curso
Proporcionar aos participantes conhecimento sobre o processo completo de elaboração do relatório de sustentabilidade GRI-G3 .

Público-alvo
Gerentes e Coordenadores de Relações Institucionais, Gerentes e Coordenadores de Comunicação Corporativa, Gerentes e Coordenadores de Relações com Investidores, Consultores, Jornalistas membros de Assessoria e Consultoria em Comunicação Institucional e Relações Públicas.

Conteúdo
Parte 1: Introdução conceitual: Processo de Relato de Sustentabilidade e GRI.
Parte 2: Planejamento do processo de elaboração do relatório GRI.
Parte 3: Identificação e engajamento de stakeholders.
Parte 4: Monitoramento de indicadores.
Parte 5: Preparação final do relatório e comunicação.

Apoio e promoção
Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade e PUCRS/FACE - Faculdade de Administração, Economia e Contábeis.

Realização
BSD Consulting (Brazil), organização certificada no Brasil pelo GRI (Global Reporting Initiative) para ministrar o Programa de Treinamento Certificado sobre o Processo de Relatório de Sustentabilidade GRI: www.bsd-net.com

Metodologia
Apresentação do conteúdo. Trabalhos em grupos com relatórios empresariais modelo GRI e simulações. Discussões compartilhadas. Estudo de casos.

Data, horário e local
18 e 19 de Maio, das 09:00 às 18:00, na PUCRS/FACE - Faculdade de Administração, Economia e Contábeis.

Inscrição
Pode ser realizada pelo e-mail: gri ( at ) bsd-net.com. As vagas são limitadas. As inscrições serão confirmadas mediante pagamento por
meio de depósito em conta.

Investimento
R$ 1.900,00. (em duas parcelas, sendo a primeira no ato da inscrição). Desconto de 10% para a 2º inscrição da mesma empresa , para os professores e alunos da PUCRS e associados do PGQP. O valor inclui:
- Diretrizes GRI para Relatórios de Sustentabilidade.
- Publicação da GRI “Caminhos: ciclo preparatório para elaboração de relatórios de sustentabilidade da GRI”.
- Apostila do curso.
- Almoços.

Certificado
O certificado do curso é enviado diretamente pela GRI (Global Reporting Initiave) aos participantes que completarem o programa.

Instrutor
Beat Grüninger é Sócio-fundador da BSD Group e Diretor da BSD no Brasil. Graduado em Letras na Universidade de Zurique, completou uma pós-graduação em Países em Desenvolvimento na ETHZ (Instituto Federal de Tecnologia, em Zurique), Beat trabalhou no Comitê Suíço da UNICEF como oficial de comunicação. Em 1998 criou, com os outros sócios, a BSD. Beat é certificado como Associate Sustainability Assurance Practitioner pela AccountAbility, Londres, e representa a SAI (Social Accountability International) no Brasil. Conduziu o primeiro treinamento certificado GRI oferecido no Brasil e no mundo em 2007 e desde lá atua como consultor e treinador de varias empresas que adotam a metodologia. Atua como professor em normas sociais na FGV e FIA em São Paulo.